Metodologia

Nesta pesquisa foram fotografados grupos culturais específicos (Caboclinhos, Cavalo-Marinho, Frevo, Maracatu de Baque Solto e Maracatu Rural) para a produção de um ensaio fotográfico autoral sobre o movimento do corpo e sua interseção com as linguagens da dança popular pernambucana e da fotografia.

Em relação aos procedimentos metodológicos, foi utilizado como método de abordagem, o método indutivo, aquele cujo objeto de estudo é um fenômeno específico, visando constatar uma verdade universal. E como métodos de procedimentos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental e a etnografia.

Durante a pesquisa de campo utilizamos o método da observação participante, advindo da etnografia. Inicialmente  nos aproximamos dos membros da comunidade para ouvir suas histórias e entramos em contato com os líderes dos grupos para apresentação do projeto e anuência para realização das imagens. Assim, conseguimos a permissão para fotografar os locais e as pessoas, essencial para torná-los conscientes do que estávamos fazendo e do contexto em que as imagens poderiam, eventualmente, ser vistas.

Obs. Texto extraído do relatório de atividade de produção apresentado à Universidade Católica de Pernambuco, como requisito para obtenção do título de Especialista em Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual.