Também tomamos como referência artística o pintor e escultor francês Edgar Degas, um dos primeiros a fazer uso da fotografia, utilizando a câmera fotográfica para seus estudos do movimento e da composição. A obra de Degas teve como tema principal as bailarinas em movimento. Ele pintou obsessivamente cenas de bailarinas enquanto elas estavam no palco durante uma apresentação, em seus ensaios e em seus momentos de descanso.
Consideramos, ainda, a obra da fotógrafa norte-americana Francesca Woodman, cujos autorretratos registram a impressão de movimentos, dando a sensação de incerteza, de hesitação e de deslocamento. Na definição de Marina Didier Nunes Gallo (2015), os trabalhos de Woodman são “uma ação performática pensada especificamente para a fotografia, na qual o corpo era ao mesmo tempo sujeito e objeto, ligados de forma inseparável”.
Obs. texto extraído do relatório de atividade de produção apresentado à Universidade Católica de Pernambuco, como requisito para obtenção do título de Especialista em Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual. Para o relatório completo acesse aqui.
Gostou? Então acesse o post anterior.
Você também pode vê o ensaio fotográfico.
REFERÊNCIAS
GALLO, Marina Didier Nunes. Francesca Woodman e o lugar de onde eu me olho. Recife: O Autor, 2015.
Museu D’Orsey. <http://www.musee-orsay.fr>
Bravoooo👏🏻
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gratidão Sony! Apareça por aqui sempre que possível. Um grande abraço, Ely.
CurtirCurtir